sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FAXIV:ARR TUTORIAL - Sendo um bom Tank nas primeiras Dungeons

Um dos "cargos" mais difíceis em qualquer jogo de mmo são os tanks.
Seu objetivo em dungeons e serviços com outros players é sempre atrair os mobs para que outros players possam ataca-los sem sofrer dano, fazendo assim o Healer ficar curando o tank, e seu esquema deve ser 100% preciso caso contrário a equipe inteira pode morrer.
E em FF14 não é diferente e então irei dar dicas para ser um bom tank e não passar vergonha ou ser odiado entre os demais companheiros de dungeon.


 1º - Habilidades as quais possuem o efeito "Enmity" são OBRIGATÓRIAS:
Essas são as habilidades essenciais para uma dungeon, já que elas são as que atraem os mobs para você e fazem com que eles se esqueçam dos demais players.
As primeiras habilidades desse tipo que você irá receber é a "Flash" (lv.4) seu efeito é bom nas primeiras dungeons mas acaba ficando mais fraca conforme o nível das dungeons aumentam
então a melhor opção é antes de completar as quests principais (ou conforme você completa elas) que você complete as missões da guilda, pois chegara uma quest chamada "That Old Familiar Feeling" (lv15) que após completada você recebera de recompensa a habilidade "Shield Lob" que é envia a potencia de 120 além de aumentar mais a "Enmity" do que a "Flash", vale lembrar de deixar os mobs sempre de costas para seus companheiros para eles não receberem dano!

2º - Marcação de inimigos:
Você já tem as habilidades necessárias, então uma boa organização pode deixar as lutas muito mais fáceis, por isso marcar os inimigos em ordem de ataque deixara seus companheiros em uma melhor posição de combate.
Para isso é bom que você ative uma das barras de habilidades e coloque os sinais para isso basta você ir no painel "party" no canto inferior direito, e clicar nos "sign" e passar os ícones para a barra que você acabou de adicionar. passe as numerações de 1 à 5, e se você quiser, deixar algum ícone de proibição de ataque é uma boa ideia.

3º - Escudos e Equipamentos:
Acho que não preciso explicar essa parte, já que é meio óbvia. Ter um escudo é OBRIGATÓRIO, mesmo não gostando, eu por exemplo, não gosto de escudos. Mas Gladiator é a única classe com espada (até o momento), estou ansioso para o lançamento da classe "Dark Knight" que usa espada de duas mãos, que eu acho mais legal, mas enfim. Equipamentos devem estar sempre completos!
Na hora de escolher escudos, eles tem dois atributos "Block Strenght" e "Block Rate", melhor optar por escudos com maior "Block Rate", já que eles defendem ataques de muito dano.

4º - Sempre fique na frente:
Nunca deixa outro jogador da equipe ficar na frente ou entrar nas batalhas antes que você, o motivo é simples, esses irão aumentar a Enmity antes, e ficara meio complicado você tomar controle da atenção dos inimigos com as habilidades.

5º - Proteja seu Healer
Todos funcionam como uma equipe, mas você e o healer são os "melhores amigos" da equipe, aquela dupla que nunca se separa e tem uma conexão especial, por tanto, nunca deixe um mob se aproximar do seu "melhor amigo" pois ele é sua fonte de HP, e se ele for atacado ele não ira poder te curar e provavelmente você irá morrer, e consequentemente a equipe inteira.

6º - Combos de ataque
Combos são ataques em série que causam mais dano ou causam um efeito especial, eles podem ser feitos através de ataques consecutivos.
os combos são indispensáveis pois seus efeitos ajudam o tank.
alguns tipos de combo e seu efeito:

Fast Blade
A Fast Blade é a habilidade sempre de inicio de uma combo:




Savage Blade

Fast Blade + Savage Blade = Fast Blade (Potency:200)




Rage of Halone


Fast Blade + Savage Blade + Rage of Halone = Savage Blade (Potency:260) [Bônus: Reduz a força (strenght) do alvo de 5% por 20s]





Riot Blade

Fast Blade + Riot Blade = Fast Blade (Potency:230) [Bônus: Restaura o MP]





(Essa última combo que restaura o MP é essencial, pelo fato de quando se usar o "Flash" você gasta MP)

7º Poções
Por mais que você tenha seu "melhor amigo" te curando, é bom deixar uma poção de HP pronta na barra de habilidades caso você precise de última hora.

*Lembre-se de sempre usar sua habilidade de flash para causar "enmity", seu efeito não dura para sempre, e dependendo o mob e seu nível pode ser que o efeito dure menos.

**Sempre fique de olho em uma barra no ícone do seu tank localizado na lista da party, para vêr se o mob está 100% concentrado em você.

!!!!!LEMBRANDO QUE MEU CHAR ESTÁ NO LV 32 POR TANTO ALGUMAS INFORMAÇÕES NÃO CONSTAM, MAS COM O TEMPO IREI ATUALIZANDO O POST E ADICIONANDO MAIS AJUDAS CONFORME EU VOU AVANÇANDO!!!!!
Algum erro de informação só comentar para que eu possa consertar ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário