quinta-feira, 18 de setembro de 2014

The Sims 4 Análise

Ahh The Sims... Essa série que foi uma grande parte da minha vida gamer (e aposto que não apenas a minha).
Me lembro quando joguei o primeiro e passava horas e mais horas me divertindo no mundo de The Sims 1.
São 15 anos que The Sims esta aí, tirando sorrisos e proporcionando horas e mais horas de diversão.
The Sims é nada mais e nada menos do que um simulador da vida real. Em um estilo cômico e muito divertido. The Sims nunca foi um jogo de ter um enrendo, ou uma história, na verdade você cria sua história. Você cria uma vida para seu Sim, conhece pessoas, constrói uma casa, ri, se diverte...
E nesses 15 anos foram 4 jogos diferentes (tirando os spin-offs) e dessa vez vou falar oque mudou em The Sims 4:


-UM NOVO ESTILO


Comparação gráfica do The Sims 1 ao 4
The Sims 4 é o ponto onde a série deu uma "repaginada" total. The Sims foi sempre melhorando graficamente (é claro que dentro de seus limites). The Sims 1 com aqueles gráficos tosquinhos de ps1 (mesmo tendo lançado na época do ps2), ou The Sims 2 com os visuais comicos e engraçados, e o The Sims 3 que escolheu ser o mais sério de todos com seus gráficos mais realistas.
Mas The Sims 4 preferiu escolher os dois lados, o comico com o sério. Em todas as análises que eu li, todas possuíam um ou dois comentários com muitos likes dizendo "the sims 4 parece de Ps2" ou "The Sims 3 tinham gráficos de adulto". A Maxis chegou ao ponto certo de juntar o comico em um estilo muito bonito, The Sims 4 tem seus gráficos mais "desenhado" deixando tudo mais colorido e vivo do que nunca, esses comentaristas aí, entraram na analise errada. Com o estilo gráfico de The Sims 4 tudo ficou mais bonito, construir casas e criar seus Sims ficou muito mais bonito de ver o resultado.


-O LOCAL ONDE A CRIATIVIDADE CORRE SOLTA
Uma das novas ferramentas (e uma das melhores coisas que foi inserida na série, na minha opinião) é a "Galeria" um local onde encontramos criações de outros jogadores disponíveis para download, desde casas prontas, Sims e quartos disponíveis para download. A Galeria é um espaço dedicado a criatividade dos jogadores, onde pode compartilhar a criatividade de uma forma rápida, prática e simples. Não pense que quando for baixar a casa para sua Biblioteca você precisara aguardar uma barra de download infinita, apenas em meros segundos você pode ter uma mansão disponível para ser posta de sua biblioteca para o terreno. E não é necessário ter o terreno especifico onde foi criado, precisa apenas ter o minimo de dimensões que a casa ocupa e com um clique você tem uma casa prontinha. O mesmo vale para Quartos e Sims.


-TUDO MUITO MAIS FÁCIL


Outro ponto que foi ótimo... Os sistemas de criação e construção estão muito mais fáceis. Agora corrigir um erro de angulo de uma sala ou o local, esta muito mais fácil de ser concertado, apenas clicando na sala você pode mover, rotacionar ou até mesmo vender a sala por inteiro. Ou salvar determinado quarto ou sala e usar em outra construção. E se você é aquele jogador que não curte muito construção. Além de conseguir montar em 10 minutos uma casinha simples com os quartos prontos disponíveis no modo construção. Você pode navegar na Galeria e em alguns segundos baixar uma casa feita por outro jogador. A única coisa ruim é que o limite de andar estar maior, antes era possível uma casa com até 7 andares, agora o máximo são 3.



-CRIAR UM SIM NUNCA FOI TÃO DIVERTIDO
Eu vou ser sincero, nunca gostei daquelas barras de arrastar para personalizar a parte física do Sim, e por isso uma das partes que eu menos gostava era de criar o personagem por conta disso, era muito entediante. Mas em The Sims 4 nunca foi tão divertido fazer o seu Sim. Apenas clicando e arrastando você pode deixar ele gordo, magro, musculoso, narigudo, bochechudo... É só clicar onde você quer editar e arrastar o mouse, muito mais prático, além da infinitas possibilidades de edição física que isso abre. E com o estilo gráfico mais desenhado, é muito mais bonito ver seu sim pronto. E depois se você gostou do resultado, por que não compartilhar na Galeria?

MUITAS POUCAS COISAS PARA SE FAZER NO JOGO?
Todos sabemos que The Sims é o tipico jogo "mercenário" que faz muitos fãs e jogadores gastarem muito dinheiro com suas infinitas expansões, em todos os títulos foram assim, e garanto que The Sims 4 não ira ser o último a possuir milhares de expansões. E Sempre quando um jogo da série lança, você não tem muitas coisas para fazer (até tem bastante objetivos diferentes) mas The Sims 4 é a penas o pacote básico. E apenas com o tempo teremos adição de mais conteúdo, e com isso ter mais diversão. Eu não acharia ruim se as expansões custassem 10 ou 15 reais, mas o problema é que custam acima de 60 reais... tirando os pacotes de items que custam 20 ou 30 reais. Infelizmente isso é um absurdo, mas todos reclamos e muitos acabam comprando. É assim que The Sims é, e sempre foi não tem como mudar. E só para terem uma ideia o pacote básico custa 99,90 R$ na Origin... e a edição Deluxe custa 39,90 (apenas para adicionar itens!) imagina as expansões que adicionam várias coisas diferentes para o jogo...

-ACONTECIMENTOS CÔMICOS VOLTARAM!
Algo que muitos sentiram falta em the sims 3, foram as loucuras de The Sims 2 (aliens, fantasmas...) em The Sims 4 eu percebi que botaram uma "demo" das loucuras de volta, que provavelmente irão melhorar com os pacotes de expansão. Por exemplo, a 'planta-vaca', que em the sims 2 poderia ser cultivada na jardinagem, e em The Sims 3 desapareceu e em The Sims 4 voltou. Além dos itens colecionáveis de carreira ou da habilidade, poder viajar no espaço, ou entrar em uma árvore mágica e ir a um vale secreto. The Sims 4 me deu (mesmo que bem pouco) a sensação de estar jogando The Sims 2.

-SEM PISCINAS, BEBÊS E CARROS
Antes do lançamento, foi revelado que TS4 estaria sem bebês e piscina, a Maxis explicou o por que de retirar a piscina mas eu acho que foi tudo história para "boi dormir", eu creio que eles tirar essas coias para vender mais pacotes que incluirão esses itens. Além da falta de bombeiros, mesmo existindo alarme de incêndio, e sem ladrões...

-MAIS LEVE!
The Sims 3 foi o jogo mais pesado da série por que era em mundo aberto. uma vez que o loading estava completo você poderia deslogar com uma família e logar com outra direto, e por isso o mundo ao seu redor não parava, fazendo com que apenas PCs fodas pudessem rodar no lançamento, e o loading extremamente demorado. Em The Sims 4 não é mais mundo aberto, você carrega um bloco onde você esta, e poderá passear por ele, fazendo com que o jogo rode em PCs com baixos requisitos. Além do loading menos demorado.

-SIMS MAIS INTELIGENTES
Uma das coisas mais melhoradas foram os Sims, não apenas nas interações com objetos, mas seus pensamentos e desejos, Os moodlets (Estados de emoção e humor do Sim) estão muito mais específicos. O Sim estará em vários estados diferentes dependendo a ação que esta sendo feita, com quem ele conversa, o que ele faz, ou que ele vê. Por exemplo: Se eu tomar um banho frio, o moodlet do meu Sim mudara para concentrado, ou seu eu tomar um banho quente, ele se sentira paquerador. Além de que determinados itens possuem uma ação chamada "aura emocional" faz com que o item transmita uma sensação para seu Sim quando ele observar ou ficar próximo ao item. Um exemplo é quando eu ganhei um
'modelo de foguete' do trabalho, e eu ativei a aura emocional, e o moodlet do meu sim mudava para concentrado quando ficava muito tempo na mesma sala que o item, e o motivo de ficar concentrado era porque o item fazia ele lembrar do trabalho. E os moodlets afetam totalmente o seu Sim, se ele estiver triste, ele dificilmente ira gostar de conversar com outro Sim fazendo ele perder pontos de carisma,  ou se ele estiver irritado ele se negara a fazer determinadas atividades.
A interface de ts4, e na imagem do Sim você pode ver o seu moodlet e desejos.
INTERFACE (HUD) MAIS FÁCIL DE ENTENDER
The Sims 4 com certeza teve muitas mudanças, e com certeza uma das que mais chama atenção foi a mudança da interface. Agora esta mais fácil de entender. Quando comecei a jogar the sims 3 foi meio confuso entender o menu da interface, muitos botões diferentes para coisas diferentes, no The Sims 4 você tem os menus de necessidade, info de carreira, amizades localizados no canto inferior direito, e através da imagem do moodlet do seu sim você pode ver como ele esta se sentido, acima da imagem da cabeça desenhos de balões dizem o desejo atual do seu Sim, na mesma imagem ícones aparecem para dizer os efeitos (e o tempo de duração) que esta fazendo seu moodlet estar no seu estado atual. A ferramenta de criação fica no canto direito superior junto com outros botões de acessoa galeria, menu de pause, etc...

-LOJA DE ASPIRAÇÃO
Quando você completa o desejo do seu Sim (representandos por um balão em cima da imagem do moodlet), ou quando completa uma aspiração. Você ganha pontos de aspiração que são um tipo de dinheiro que compram poções. Que tem efeitos diretos sobre o seu sim. Por exemplo: comprar uma poção de diversão instantânea fara sua barra de diversão ficar no máximo.

-O VEREDITO
The Sims 4 é ótimo... Sem dúvida nenhuma. Mesmo a falta de piscina, ou de bebês não é motivo para apedrejar o jogo... Até porque ele esta incompleto, TS4 só mostrara seu verdadeiro potencial quando as expansões começaram a surgirem, mas por agora ele esta muito divertido... Além da galeria que da um ar novo para a série. Os moodlets avançados faram você explorar as condições do seu Sim melhor.

Pontos positivos:
-Gráficos mais bonitos e cores mais vivas
-Sims mais inteligentes e engraçados
-Algumas loucuras cômicas de volta
-Jogabilidade muito mais prática do que seus antecessores
-A galeria é uma das melhores coisas que a série já inventou
-Mais Leve!
-Totalmente Legendado em PT-BR!

Pontos Negativos:
-Sem Piscina (pode voltar em expansão)
-Sem bebês, roubos, e carros (também podem voltar em expansão)
-Limitação de andares maior (apenas 3 andares)
-Terrenos de construção menores (podem surgir maiores em expansões)

NOTA TOTAL: 9,0

[LEMBRANDO QUE ESSA ANÁLISE É DO PACOTE BÁSICO!]








Nenhum comentário:

Postar um comentário